Eventos anuais

Na Freguesia, realizam-se festas em honra do Santíssimo Sacramento, na última semana de Agosto; de São Silvestre, Padroeiro, a 31 de Dezembro; de Nossa Senhora da Ajuda, em Castanheira e Zouparria do Campo, na segunda semana de Agosto: do Bom Jesus, em Quimbres, na ultima semana de Julho; e da Ascensão do Senhor, em São Marcos, na quinta-feira da Ascensão. Todas estas festividades, com excepção da última têm um cariz profano-religioso, na medida em que no mesmo arraial se assiste com dignidade à procissão solene, durante a tarde e se soltam todas as repreensões diárias nos bailaricos nocturnos animados por conjuntos, bandas musicais e fogo de artificio.
 
Para além destas, outras celebrações e comemorações, têm lugar nesta Freguesia:
 
- Visita Pascal: Em São Silvestre costuma-se ainda organizar a Visita Pascal durante o Domingo de Pascoa, em que uma equipa de homens e crianças, juntamente com o pároco se dirigem a casa dos habitantes para dar i Senhor a beijar. O dia termina em festa, animada por foguetes, gaiteiros e baile.
 
- Festas Populares: Aquando do Santo António, São João e São Pedro, proporciona-se um agradável e divertido serão aos habitantes, que, ao redor de grandes fogueiras, comem batatas cozidas com bacalhau assado nos respectivos braseiros.
 
- Festa dos Zés: No dia de São José, os “Zés” reúnem-se e organizam a sua festa animada por bailarico, foguetes e um grande almoço para todos.
- Festa dos Homens: Na Zouparria, aquando da passagem do ano, todos os homens casados e solteiros se juntam e fazem uma festa. Esta consta de um agradável almoço de confraternização, foguetes e um baile de encerramento aberto à comunidade.
 
- Festa das Mulheres: De igual forma, as mulheres juntam-se para fazem a sua festa, no Carnaval, que consiste numa tarde de grande algazarra, folia e muita brincadeira.