Caracterização

São Silvestre é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra e paróquia da Diocese de Coimbra, com 10,27 km² de área e 3 122 habitantes (2011). Faz parte do distrito de Coimbra. A densidade populacional é de 304 hab/km².
 
A freguesia de São Silvestre situa-se nas redondezas da margem direita do rio Mondego, entre as freguesias de São João do Campi e São Martinho de Árvores, junto à ligação rodoviária que liga Coimbra a Figueira da Foz, distando aproximadamente 7 quilómetros da sede concelhia, o que lhe confere uma esplêndida paisagem, avistando-se o parque eólico de Miranda do Corvo (Freguesia de Vila Nova), montanhas de Penela, Coimbra, Campos do Mondego, Pereira e vários até Montemor-o-Velho.
 
Ocupando uma área de cerca de 1226 hectares, estende-se pelos lugares de São Silvestre, Asanhas, Carvalho, Bairro de Santo António, Casal Varela, Barreiros, Quinta dos Alfinetes, Terreiro, Casal Catão, Quimbres, São Marcos e Zouparria do Campo.
 
Este último topónimo deve ter-se formado pela junção ao nome árabe ou arabizado “Zouparal” do sufixo “-ia” que, aplicado a nome de pessoas indica uma relação de posse ou de domínio sobre as mesmas.
 
Cursos de Água: 
Rio Mondego, rio Velho, Vala do Norte, ribeira das Azenhas;